sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Hey, that´s no way to say goodbye

Não sei por que não assisti antes o filme Encontro Marcado (Meet Joe Black, 2001). Passei a madrugada de quinta pra sexta vendo este drama.


Imaginar a morte no corpo do Brad Pitt e apaixonada...que viagem...e o dono de uma mega empresa de comunicação preocupado em fazer apenas o que, trazendo pro meu mundo, seria jornalismo de qualidade.


A morte o escolheu para que o ensinasse como era estar vivo... e este enredo me levou pra uns 15 anos passados, quando li um livro chamado Através do Espelho, do mesmo autor de O Mundo de Sofia.



No livro uma menina muito doente recebe a visita de um anjo. Eles começam uma amizade e ela quer saber como é ser anjo e o anjo quer saber como é ser gente.


A narração é muito boa...a descrição das sensações, dos gostos...


Eu não tenho medo da morte...só não gosto de deixar nada por fazer. Cada um deve viver a sua vida e realizar os seus sonhos porque isso ninguém faz pela gente...gente movida a paixão, a sonho, a ódio...a amor...


Mas eu tenho medo de deixar coisas inacabadas...de não poder dizer adeus...de não me despedir...de não dizer o que sinto...

Fico pensando em como foram as últimas horas de
Cobain, de Layne, até mesmo de Michael...de dois amigos meus que foram assassinados de uma forma violenta e sem explicação...eles não tiveram tempo...


Eu não quero desperdiçar o meu tempo...

Gosto de
sentir...sentir que estou viva e quando vejo um filme que me emociona e acelera os batimentos do meu coração e traz lágrimas aos meus olhos...isso mostra que ainda existe um sentimento bom aqui...

Eu
mudei um pouco nos últimos anos...estou mais fechada...até tento não trancar as portas mas é difícil me acostumar a deixá-la encostada.


Existem muitas pessoas más neste mundo...que magoam, ferem... então, vc cria cicatrizes que muitas vezes não curam.



Mesmo assim, eu prefiro as cicatrizes à indiferença, ao não-sentir... nada pior que não sentir nada... eu já passei por isso...e esse vazio insiste em voltar.



Voltando ao filme e ao livro, pensei numa música logo após subirem os créditos. Uma música com versos de um cara que tem a melancolia na voz grave...neste caso, dois caras...



A música é Hey, that´s no way to say goodbye. O título já diz tudo...a gente nunca tá preparado pra dizer adeus. Não tem como fazer isso de um jeito fácil.

A autoria desta bela canção é de Sir
Leonard Cohen, mas a versão que está martelando na minha cabeça agora é a do Renato Russo - que teve tempo de se despedir. Sim, fala de amor...e o amor tem várias formas...nem sempre entre homem e mulher precisa estar relacionado a sexo...a gente ama alguém quando de alguma forma essa pessoa nos faz sentir... o que...não importa tanto...



Versos roubados de hoje abaixo...traduzidos por mim...
Pra você, boa noite.


Hey, that´s no way to say goodbye - Leonard Cohen


I loved you in the morning, our kisses deep and warm,
your hair upon the pillow like a sleepy golden storm,
yes, many loved before us, I know that we are not new,
in city and in forest they smiled like me and you,
but now it's come to distances and both of us must try,
your eyes are soft with sorrow,
Hey, that's no way to say goodbye.

I'm not looking for another as I wander in my time,

walk me to the corner, our steps will always rhyme
ou know my love goes with you as your love stays with me,
it's just the way it changes, like the shoreline and the sea,
but let's not talk of love or chains and things we can't untie,
your eyes are soft with sorrow,
Hey, that's no way to say goodbye.

Hey, não tem como dizer adeus


Eu te amei de manhã, nossos beijos profundos e mornos
seu cabelo sobre o travesseiro como uma tempestade dourada adormecida
sim, muitos amaram antes de nós, eu sei que não somos os primeiros
na cidade e na floresta eles sorriem como eu e você
mas agora a distância vem se aproximando e nós dois temos que tentar,
seus olhos expressam um leve sofrimento,
Hey, não tem como dizer adeus

Eu não estou procurfando por outro como já fiz outras vezes,

para andar comigo pelas esquinas, com nossos passos sempre combinados
você sabe que meu amor vai com você como o seu amor vai ficar comigo
é assim que se muda, como a areia e o mar
mas não vamos falar de amor ou correntesw e as coisas que não podemos libertar
seus olhos expressam um leve sofrimento,
Hey, não tem como dizer adeus.

Um comentário: